O Instituto Antônia Roque fundado em 01 de Dezembro de 2002,é uma entidade civil de direito privado, de atuação Nacional, de duração indeterminada, de caráter religioso, educacional, cultural e social, de gestão comunitária, composta por número ilimitado de associados e constituída pela união de moradores e representantes de entidades das comunidades atendidas, para fins não econômicos, com sede na cidade de Juazeiro do Norte-CE e atuação em todos os municípios do Brasil.

O INSTITUTO ANTONIA ROQUE SANTOS DA SILVA, tem por finalidade principal promover a Educação, a cultura, o desenvolvimento de assistência social, promoção da dignidade da pessoa humana, o desenvolvimento dos valores cristãos de solidariedade humana, promoção social, ética cristã e profissional, criação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos sociais e culturais que dignifiquem a

pessoa humana em sua dimensão pessoal, social, espiritual e material, a busca de meios eficazes de resgate da dignidade humana, a partir de instrumentos modernos e científicos,  oriundos de convênios com entidades especializadas na prevenção, orientação e a atenção de pessoas dependentes químicos, independentemente, de orientação sexual, cor, credo religioso, gênero, concepções filosóficas e políticas, as quais degradam a dignidade da pessoa humana em toda a sua extensão corpórea e espiritual.

A entidade foi idealizada e fundada em 1997 por Cícero Santos da Silva, Otávio Sabino Dantas e Wellington Sampaio Macedo – Bebé.  Ainda em 1997, Cícero Santos foi convidado por Otávio Sabino para assumir a Coordenação dos Projetos da entidade. A AGICE que inicialmente se chamava Associação Agrícola, Industrial e Comercial Estrelense, revolucionou o jeito de fazer trabalho voluntário no Município de Barbalha.

Foi a primeira entidade a trabalhar todos os segmentos produtivos locais, focando suas ações, principalmente, na educação, porque entendiam seus fundadores que só pela educação e pela qualificação era possível mudar a vida do povo.

A AGICE foi pioneira em Barbalha na Educação a Distância. Foi nossa entidade quem primeiro firmou convênio com a Fundação Roberto Marinho para oferecer o TELECURSO 2000 na modalidade de 1º. E 2º. Graus. Vários projetos e ações foram realizados, mas uma nos enche de orgulho até hoje: a alfabetização de jovens e adultos. Foi na AGICE que muitos estrelenses e barbalhenses descobriram a mágica da leitura e do saber.

Nos orgulhamos de termos aberto portas para muitos jovens ingressarem no mercado de trabalho e na universidade. Nos orgulhamos de termos trazido para o Distrito Estrela o posto de Correios, a Faculdade 2000, os cursos de capacitação, as frentes de serviços, dentre vários outros projetos.

 

Em 1999 a AGICE começou a “gestar”  o Projeto Caminhos de Israel, numa parceria com o Governo do Estado para fazer reforma agrária na comunidade e oferecer terra e infraestrutura para que os colonos pudessem produzir fruta irrigada em nossa comunidade. Por questões burocráticas, os sócios não poderiam continuar com a AGICE porque o programa só aceitava na Associação os que iriam produzir frutas.

Foi então tomada a difícil decisão de fechar a AGICE e abrir a Associação dos Produtores de Fruta do Distrito Estrela que tocaria o projeto. Porém, a história, o trabalho e a memória dos fundadores não poderiam ser deixadas de lado e esquecida. Cícero Santos, coordenador de Projetos, resolveu continuar com a entidade para manter viva a chama desenvolvimentista da comunidade através da Associação.

Foi ai que surgiu a NOVA AGICE que passou a se chamar Ação Global da Iniciativa Cidadã Estrelense. Cícero Santos manteve o nome da entidade em respeito e gratidão a Otávio Sabino e Wellington Macedo – Bebé que dedicaram muitos dias de suas vidas à entidade.

A AGICE em 2011 retoma seus trabalhos e reinicia sua jornada da mesma forma que começou em 2007: COM CAPACITAÇÃO. Acreditamos que continua sendo esse o único caminho da mudança e da transformação das vidas de nossos habitantes. A AGICE, com nova Diretoria, com nova estrutura, mas com os mesmos objetivos continuará dando tudo em favor dessa Região querida: o Nordeste do Brasil!

Em 2013, em virtude de amplas mudanças realizadas na entidade, e assunção de outros diretores, o fundador resolver, mudar a sede e a razão social da entidade, mantendo seus objetivos estatutários e ampliando sua área de atuação.

A AGICE passou a se chamar INSTITUTO ANTONIA ROQUE SANTOS DA SILVA, em homenagem à  mãe do fundador, sendo sua sede transferida para Juazeiro do Norte-CE, com nova estrutura e sede permanente.